Biologia Celular e Molecular - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia celular e molecular

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Perguntas frequentes


Processo Seletivo

1-  Quantos processos seletivos são abertos por ano para ingresso no curso de Pós-graduação?

No Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) são realizados dois processos seletivos por ano. Geralmente, o primeiro acontece entre abril e julho e o segundo entre setembro e dezembro.

2- Posso me inscrever para a seleção de ingresso no mestrado, ainda cursando o último semestre do curso de graduação?

Sim, você pode se inscrever para a seleção e deverá se matricular até a data limite especificada na Chamada de Seleção e com a apresentação do documento de conclusão da graduação, pois não é possível ingressar em um curso de Pós-graduação sem que o candidato tenha concluído a graduação.

3- O que preciso fazer para ingressar no curso de Pós-graduação?

É necessário ser aprovado e classificado no resultado final do processo seletivo.

4- Quais são as etapas do processo seletivo para o curso de mestrado?

O processo seletivo se constitui de três etapas eliminatórias, seguidas do cálculo da nota final para a classificação dos candidatos: homologação da inscrição; prova escrita; entrevista com o candidato; cálculo da nota final e classificação dos candidatos.

5- Quais são as etapas do processo seletivo para o curso de doutorado?

O processo seletivo se constitui de duas etapas eliminatórias, seguidas da classificação dos candidatos aprovados: homologação da inscrição; apresentação oral e defesa do projeto de tese de doutorado; classificação dos candidatos.

Pós-graduação

6- Como agendar uma reunião com a Coordenação do curso?

O interessado deverá solicitar a reunião com o Coordenador do curso enviando email para o endereço eletrônico posgbcm@ioc.fiocruz.br informando o motivo da reunião, para que a secretaria verifique a disponibilidade do coordenador e agende data e horário para a reunião.

7- Como solicitar uma declaração, histórico, carteirinha de estudante, cartão de xerox, cartão de acesso e de identificação?

O aluno deverá solicitar ao Setor de Documentação da Secretaria Acadêmica enviando email para o endereço eletrônico atendimentoseac@ioc.fiocruz.br, informando seu nome completo, número de matrícula, Programa de ensino e o documento que deseja solicitar.

8- Qual o procedimento para trancar a matrícula do curso?

Para solicitar o trancamento da matrícula, o aluno deverá entregar carta de solicitação devidamente assinada por ele e pelo orientador justificando o trancamento, para que a coordenação avalie a solicitação. O aluno matriculado no Programa de Pós-graduação poderá trancar a sua matrícula atrasando sua conclusão por um período máximo de 6 (seis) meses para aluno de mestrado e 1 (um) ano para aluno de doutorado. A bolsa será suspensa durante o período de trancamento, sem garantia de recebimento da mesma no retorno ao curso.

9- Como solicitar prorrogação da bolsa de estudos por licença maternidade?

Preferencialmente após o parto, a aluna deverá entregar carta formal assinada pelo orientador e a certidão de nascimento para que a coordenação possa conceder a prorrogação e realizar a alteração do período da bolsa.

10- Os alunos podem solicitar recursos para participação em eventos nacionais?

Sim, os alunos de mestrado e doutorado podem fazer a solicitação entregando os seguintes documentos com um mês de antecedência:
- Formulário de Solicitação de Recursos para Participação em Eventos;
- Aceite do trabalho do(a) aluno(a) como primeiro(a) autor(a);
- Resumo do trabalho;
- Programação do evento.
A Coordenação do Curso poderá conceder a compra das passagens e o reembolso de hospedagem no valor máximo de até R$ 800,00 (oitocentos reais) de acordo com a duração do evento.

11- Os alunos podem solicitar recursos para participação em eventos internacionais?

Apenas os alunos de doutorado podem fazer a solicitação entregando os seguintes documentos com um mês de antecedência:
- Formulário de Solicitação de Recursos para Participação em Eventos;
- Aceite do trabalho do(a) aluno(a) como primeiro(a) autor(a);
- Resumo do trabalho;
- Programação do evento.
Dependendo da disponibilidade de verba, a coordenação do curso poderá conceder a compra das passagens e o reembolso de hospedagem no valor máximo de até US$ 800,00 (oitocentos dólares) de acordo com a duração do evento.

12- Os alunos podem solicitar recursos para participação em cursos nacionais?

Sim, os alunos de mestrado e doutorado podem fazer a solicitação entregando os seguintes documentos com um mês de antecedência:
- Formulário de Solicitação de Recursos para Participação em Eventos;
- Aceite da inscrição;
- Programação do curso.
Dependendo da disponibilidade de verba, a coordenação do curso poderá conceder a compra das passagens e o reembolso de hospedagem no valor máximo de até R$ 800,00 (oitocentos reais) de acordo com a duração do evento.

13- Os alunos podem solicitar recursos para participação em cursos internacionais?

Apenas os alunos de doutorado podem fazer a solicitação entregando com um mês de antecedência os seguintes documentos:
- Formulário de Solicitação de Recursos para Participação em Eventos;
- Aceite da inscrição;
- Programação do curso.
Dependendo da disponibilidade de verba, a coordenação do curso poderá conceder a compra das passagens e o reembolso de hospedagem no valor máximo de até US$800,00 (oitocentos dólares) de acordo com a duração do evento.

14- O aluno de doutorado pode realizar estágio de doutorado no exterior?

Sim, ele poderá submeter sua candidatura através dos programas via agências de fomentos (ex. Faperj, Capes, CNPq) ou pode submeter sua candidatura através das cotas do curso pelo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. Durante este período de estágio no exterior, caso seja bolsista, sua bolsa de estudos ficará suspensa até o seu retorno ao Brasil.

15. Como o aluno de doutorado pode submeter sua candidatura ao estágio no exterior pelo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)?

O aluno interessado poderá submeter sua candidatura para avaliação da Comissão de Pós-graduação entregando a documentação a seguir para a secretaria no prazo do Calendário PDSE:
- Plano de pesquisa no exterior;
- Currículo Lattes atualizado;
- Carta do orientador brasileiro;
- Carta do co-orientador estrangeiro;
- Currículo resumido do co-orientador estrangeiro.
 Os estágios poderão ter de 3 a 12 meses de duração.

Defesa de Tese ou Dissertação

16- Como solicitar a reserva de auditório para defesa de tese ou dissertação?

O aluno deve enviar email para o Setor de Reservas da Secretaria Acadêmica (Seac) pelo endereço eletrônico reservaensino@ioc.fiocruz.br solicitando a reserva informando o dia, horário, auditório de interesse, seu nome e curso.

17- Como deve ser realizado o agendamento da defesa de tese ou dissertação?

Com 30 dias de antecedência da defesa, o aluno deverá entregar a ficha de agendamento preenchida e assinada pelo orientador e a versão preliminar da tese ou dissertação (arquivo eletrônico tipo pdf) para análise e aprovação da Coordenação do curso.

18- Quais são os requisitos para indicação do presidente da banca examinadora da defesa de tese ou dissertação?

O presidente da banca deverá ter pelo menos dois anos de conclusão do doutorado, ser docente do Programa e/ou pesquisador do IOC e/ou pesquisador da Fiocruz.

19- Quais são os requisitos para ser revisor da tese ou dissertação?

Deverá ter concluído o doutorado há mais de dois anos.

20- Qual deverá ser a composição da banca examinadora da defesa de tese ou dissertação?

A banca deverá ser composta por cinco membros que deverão ter pelo menos dois anos de conclusão do doutorado: revisor (podendo também exercer a função de presidente, membro ou suplente), presidente (preferencialmente, docente do Programa, podendo ser pesquisador do IOC ou pesquisador da Fiocruz), dois membros (sendo pelo menos um externo à Fiocruz) e dois suplentes.

21- Qual o tempo para apresentação do aluno na defesa de tese ou dissertação?

O aluno deverá fazer sua apresentação entre 30 a 50 minutos, seguida de arguição pelos membros da banca examinadora (30 minutos cada, entre perguntas e respostas).

Seminário de Acompanhamento Discente

22- O que é o seminário de acompanhamento discente?

É uma avaliação do andamento dos projetos de tese ou dissertação dos alunos por banca indicada pela coordenação do Programa.

23- Quais alunos devem se apresentar no Seminário de Acompanhamento Discente?

Os alunos de mestrado e doutorado devem se apresentar, respectivamente, no prazo de 10 a 12 meses de desenvolvimento da dissertação e 22 a 24 meses de desenvolvimento da tese.

24- Qual o tempo para apresentação do aluno no Seminário de Acompanhamento Discente?

Os seminários terão 15 minutos de apresentação para alunos de mestrado e 20 minutos para os alunos de doutorado seguida de arguição por uma banca constituída por dois docentes do Programa ou convidados (10 minutos cada).

Disciplinas

25- Quais são as disciplinas obrigatórias do curso?

As disciplinas obrigatórias são: Fundamentos de Biologia Molecular, Centro de Estudos e Biossegurança. Também são obrigatórias para a Área de concentração em Biologia Celular e Molecular as disciplinas Ultraestrutura e Biologia Celular ou Biologia Celular e Ultraestrutura de Células Eucariotas Inferiores e Superiores. Para a área de concentração em Farmacologia e Imunologia, são obrigatórias as disciplinas Farmacologia Aplicada ou Imunologia Geral.

26. Qual o valor das mensalidades do curso de Pós-graduação?

O curso e as disciplinas são gratuitos.

27- Como proceder quando o aluno é reprovado por nota ou por falta em uma disciplina?

O aluno reprovado em uma disciplina poderá cursar a mesma disciplina em outro período, a fim de substituir o resultado da reprovação na disciplina. O aluno não poderá ser reprovado duas vezes na mesma disciplina ou ter duas reprovações em disciplinas diferentes.

28- Como devo solicitar o trancamento ou cancelamento de disciplina?

Até uma semana antes do início da disciplina, o aluno deverá enviar solicitação para o Setor de Disciplinas da Secretaria Acadêmica (Seac) pelo endereço eletrônico disciplina@ioc.fiocruz.br, informando nome completo, número de matrícula, programa de ensino e nome da disciplina a ser trancada ou cancelada.  Após o início da disciplina o aluno deverá preencher Formulário de cancelamento de disciplinas com anuência do orientador e do coordenador da disciplina e entregar à Seac solicitando o trancamento da disciplina.

29- As disciplinas do curso são oferecidas para alunos de outras instituições de ensino ou Unidades da Fiocruz?

Sim, o aluno interessado em cursar uma disciplina do curso de Pós-graduação deverá solicitar ao Setor de Disciplinas sua inscrição nas disciplinas que ainda possuírem vagas respeitando as datas do calendário de inscrição em disciplina.

30- Como o aluno de outra instituição de ensino ou de outra Unidade da Fiocruz pode se inscrever em disciplinas?

No período descrito no calendário de inscrição em disciplina, o aluno poderá se inscrever nas disciplinas que ainda possuírem vagas, entregando para o Setor de Disciplinas da Secretaria Acadêmica os seguintes documentos:
- Formulário de Inscrição e Matrícula para Aluno Externo;
- Declaração de que está matriculado em curso de pós-graduação (caso não esteja matriculado, trazer o diploma do último curso);
- Justificativa da solicitação de inscrição na disciplina, elaborada pelo orientador (quando houver orientador) ou pelo próprio aluno;
- Cópia do diploma da graduação, mestrado ou doutorado (neste caso o último curso);
- Cópia de documento de identidade;
- Cópia do CPF.

*As informações publicadas podem estar sujeitas a alteração. 

** Atualizado em 12/09/2013.

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