Biologia Celular e Molecular - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia celular e molecular

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

22/01/2024

Curso internacional em entomologia molecular


Max Gomes | Edição: Vinicius Ferreira

Os Programas de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular e em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promovem o curso internacional “Noções de entomologia molecular aplicadas a vetores e uso de silenciamento gênico em insetos, com ênfase em flebotomíneos”.

As aulas serão ministradas entre 19 de fevereiro e 19 de março por Erich Loza Telleria, docente da Charles University (República Tcheca), e Yara Cseko, pesquisadora do IOC. Os encontros ocorrerão no Campus Manguinhos-Maré da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Serão oferecidas até 12 vagas. Para se candidatar, é preciso estar cursando mestrado ou doutorado, e enviar uma carta justificativa com a concordância de seu respectivo orientador para o e-mail erich.loza.telleria@natur.cuni.cz até o dia 7 de fevereiro. O resultado da seleção será informado no dia 9 de fevereiro.

O curso faz parte do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PrInt).

Confira mais informações do curso:

Ementa
Estratégias e técnicas de biologia molecular, entomologia e parasitologia, com ênfase em expressão e silenciamento gênicos em flebotomíneos, e seu uso no estudo de interação entre insetos vetores e patógenos.

Objetivos
1 - Oferecer uma introdução geral sobre os principais insetos vetores de doenças emergentes e reemergentes com ênfase em flebotomíneos.

2 - Apresentar em detalhes a biologia do desenvolvimento de flebotomíneos de forma a conseguirem identificar os estágios de desenvolvimento destes insetos e aplicar este conhecimento em aulas práticas de coleta de amostras em laboratório incluindo técnicas de dissecção.

3 - Estimular os alunos a refletirem sobre os principais aspectos que influenciam na interação entre o inseto vetor e potenciais patógenos.

4 - Oferecer aos alunos oportunidades de participarem de experimentos onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e produzir resultados experimentais.

Conteúdo programático
1 - Introdução ao estudo molecular de insetos vetores.

2 - Introdução à biologia de flebotomíneos e sua importância na transmissão de patógenos.

3 - Introdução à resposta imune de flebotomíneos.

4 - Identificação de sequências gênicas de flebotomíneos.

5 - Métodos de manuseio, microinjeção, alimentação artificial e dissecção de flebotomíneos.

6 - Técnicas de extração de DNA e RNA; síntese de cDNAe dsRNA; e amplificação de DNA e cDNA por PCR e qPCR.

7 - Métodos de silenciamento gênico.

8 - Métodos de análise de expressão gênica.

9 - Análise morfométrica de Leishmania.

Metodologia
1 - As aulas teóricas sobre a biologia molecular aplicada ao estudo de insetos vetores, especialmente flebotomíneos, e sua interação com patógenos serão ministradas em sala de aula com auxílio de computador e material multimeios.

2 - As aulas práticas de uso de ferramentas de bioinformática aplicadas ao estudo de expressão gênica, incluindo identificação de sequências, desenho de oligo nucleotídeos e análise de expressão relativa por qPCR serão ministradas em sala de aula com computadores conectados à internet disponível para os alunos.

3 - As aulas práticas com flebotomíneos e técnicas de biologia molecular, incluindo realização de experimentos e coleta de amostras, serão ministradas no Laboratório de Biologia Molecular de Parasitos e Vetores (LBMPV).

Avaliação
1 - Participação em discussões científicas durante as aulas teóricas e práticas (30%).

2 - Preparação de relatório final contendo introdução, metodologia, descrição e discussão de resultados obtidos durante as aulas práticas (70%).

Voltar ao topoVoltar