Biologia Celular e Molecular - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia celular e molecular

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Disciplinas


Conheça as disciplinas oferecidas a cada semestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024.2

INSCRIÇÕES EM DISCIPLINAS DAS PÓS-GRADUAÇÕES STRICTO SENSU DO IOC

2º SEMESTRE DE 2024

Período de inscrição para alunos regulares do IOC: 08/07/2024 a 14/07/2024

Período de inscrição para alunos externos: 15/07/2024 a 16/07/2024

As inscrições em disciplinas deverão ser realizadas através do sistema acadêmico SIGA para alunos matriculados no PGBCM, PGBP, PGMT e PGBS ou SIEF para alunos matriculados no PGEBS, PGBCS e PGVCV nos prazos estabelecidos. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

Terão prioridade os alunos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu do IOC, em que as disciplinas serão oferecidas. Nos casos em que a disciplina tenha vagas excedentes, segue a ordem de prioridade:  alunos regularmente matriculados nos demais Programas de Pós-Graduação do IOC, da FIOCRUZ e por último aluno de outras Instituições de Ensino Superior.

PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS PARA ALUNOS REGULARES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO IOC:

Período de Inscrição: 15/07/2024 a 19/07/2024

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

A inscrição em disciplinas, efetuada por meio do SIGA ou do SIEF, é de inteira responsabilidade do aluno, devendo ser guiada pelo currículo do curso e pelas indicações do orientador, respeitando-se os prazos do calendário acadêmico.

Algumas disciplinas possuem pré-requisitos e critérios para serem cursadas. Portanto, antes da inscrição, é fundamental verificar as informações na ementa de cada uma, disponível nos Sistemas Acadêmicos SIGA e SIEF.

IMPORTANTE manter os dados atualizados nos Sistemas Acadêmicos SIGASS e SIEF, as comunicações serão realizadas exclusivamente através do e-mail informado. 

EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO EM DISCIPLINA: a efetivação da inscrição na disciplina poderá ser consultada, no SIGA na aba Histórico e no SIEF estará disponível para consulta no menu Dados Pessoais, aba Grade Curricular.

Período de confirmação de matrícula em disciplina: 17/07/2024 a 24/07/2024

Até uma semana antes do início da disciplina, os alunos com matrícula efetivada receberão mensagem eletrônica com informações adicionais da disciplina. Em caso de não recebimento, o aluno deverá entrar em contato por e-mail (disciplina@ioc.fiocruz.br).

O aluno deve ficar atento as disciplinas em que há pré-requisitos.

CENTRO DE ESTUDOS: a inscrição no Centro de Estudos deverá ser realizada, SOMENTE após a participação do número de sessões obrigatórias, conforme o regulamento do Programa. Acessível em: www.ioc.fiocruz.br.  Para validação de crédito é necessário preencher o formulário disponível na página do seu programa e enviar a sua PG.

CANCELAMENTO DE DISCIPLINAS: Prazo final para cancelamento de matrícula em disciplinas pelos discentes 

12/08/2024

O discente poderá requerer o cancelamento da matrícula em disciplina(s), sem registro no histórico acadêmico, até a data limite informada no calendário acadêmico (12/08/2024). O discente que deixar de cursar uma disciplina sem efetuar o seu cancelamento terá sua reprovação e frequência registradas no histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes. A solicitação de cancelamento deverá ser enviada para o endereço eletrônico disciplinas@ioc.fiocruz.br, com ciência do orientador, informando nome completo, número de matrícula, programa de ensino e nome da disciplina a ser cancelada, dentro do prazo citado.

Para acessar o Sistema de Acadêmico SIGA:

Alunos matriculados no PGBCM, PGBP, PGMT e PGBS

No período de inscrições, o aluno deverá acessar o sistema acadêmico (SIGA)   https://www.sigass.fiocruz.br/publico.do, com login e senha e optar pelas disciplinas que pretende cursar no semestre. Esta ação caracteriza apenas o pedido de inscrição na disciplina. Sugerimos selecionar “SEM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO”, para visualizar todas as disciplinas disponíveis pelo programa de pós-graduação.

Os pedidos de inscrição em disciplinas serão validados ou não, dependendo do número de vagas ofertadas para a disciplina, pré-requisito, ordem de solicitação de pedido de inscrição, e/ou processo de seleção avaliada pelo Coordenador da Disciplina, conforme os seguintes critérios

 

PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS PARA ALUNOS EXTERNOS

Período de Inscrição: 15/07/2024 a 19/07/2024
São considerados alunos externos, com matrícula ativa em curso de Pós-graduação Stricto sensu:
Alunos dos Programas de Pós-Graduação do IOC, cuja disciplina não é oferecida para o seu programa;
Alunos dos Programas de Pós-Graduação de outras Unidades da Fiocruz;
Alunos dos Programas de Pós-Graduação de outras Instituições de Ensino.
Para os alunos regularmente matriculados em Programas do IOC não é necessário enviar documentação, apenas preencher o formulário disponível no link de inscrição.
Os alunos de outras Instituições, deverão preencher o formulário disponível no link de inscrição (Clique aqui) e obrigatoriamente anexar a documentação exigida abaixo:
•declaração de matrícula de curso de pós-graduação; (caso tenha aprovação no processo seletivo nas PGs do IOC envie comprovante da aprovação)
•cópia de documento de identidade e cópia do CPF.
Esta ação caracteriza apenas o pedido de inscrição na disciplina. O aluno deve aguardar a confirmação da efetivação da matrícula, caso não receba até uma semana antes do período previsto para início da disciplina, o aluno deverá entrar em contato por e-mail (disciplina@ioc.fiocruz.br).
A declaração de participação será emitida pela Secretaria Acadêmica, após a entrega da pauta pela coordenação da disciplina. Em caso de dúvidas entre em contato pelo endereço eletrônico documentacao@ioc.fiocruz.br.
OBS.: Alunos ouvintes, ou seja, não matriculados em disciplinas, não receberão declaração. 

*Atualizado em 10/06/2024

Voltar ao topoVoltar