Biologia Celular e Molecular - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia celular e molecular

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Perguntas frequentes


Processo Seletivo

 

1- Quantos processos seletivos são abertos por ano para ingresso no curso de Pós-graduação?

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza dois processos seletivos por ano. Para mais informações e atualizações, acompanhe nossa agenda no site oficial.

2- Posso me inscrever para a seleção de ingresso no mestrado enquanto ainda estou no último semestre da graduação?

Sim, você pode se inscrever. No entanto, para efetivar a matrícula, será necessário apresentar o documento de conclusão da graduação dentro do prazo estabelecido na Chamada de Seleção. Lembramos que a conclusão da graduação é obrigatória para o ingresso na Pós-graduação.

3- O que preciso fazer para ingressar no curso de Pós-graduação?

Para ingressar no curso de Pós-graduação, é necessário ter um orientador que faça parte do corpo docente do Programa e/ou atenda aos critérios de homologação descritos no formulário de homologação e chamada vigentes. Além disso, o candidato deve participar do processo seletivo, ser aprovado e se classificar dentro do número de vagas disponíveis. Recomenda-se acompanhar as chamadas e prazos no site do programa.

4- Quais são as etapas do processo seletivo para o curso de mestrado?

O processo seletivo é composto por três etapas eliminatórias. As etapas incluem: homologação da inscrição, prova escrita e apresentação oral com defesa do projeto de dissertação. Após a conclusão dessas etapas, a nota final é calculada, determinando a classificação dos aprovados.

5- Quais são as etapas do processo seletivo para o curso de doutorado?

O processo seletivo é composto por duas etapas eliminatórias. As etapas incluem: homologação da inscrição e apresentação oral com defesa do projeto de tese. Após a conclusão dessas etapas, os candidatos aprovados são classificados.

6- Quando serei convocado para matrícula?

Seguindo o cronograma da Chamada de Seleção, após a divulgação do resultado final, os candidatos deverão enviar, por e-mail (posgbcm@ioc.fiocruz.br), todos os documentos necessários para a matrícula, conforme descrito na chamada. A secretaria e a coordenação do programa analisarão a documentação e convocarão os candidatos de acordo com a classificação final.

Pós-graduação

7- Como agendar uma reunião com a Coordenação do curso?

O interessado deve solicitar a reunião com o coordenador do curso enviando um e-mail para posgbcm@ioc.fiocruz.br, informando o motivo do pedido. A secretaria verificará a disponibilidade do coordenador e agendará a data e o horário da reunião.

8- Como solicitar uma declaração, histórico, entre outros documentos?

O aluno deve acessar a área da Secretaria Acadêmica- Solicitação de Documentos e Formulários e clicar no link correspondente ao documento desejado. O prazo mínimo para emissão é de 7 dias úteis.

9- Qual o procedimento para trancar a matrícula do curso?

Para solicitar o trancamento da matrícula, o aluno deve apresentar uma carta de solicitação assinada por ele e pelo orientador, justificando o pedido. A solicitação será avaliada pela coordenação. O trancamento pode ser concedido por um período máximo de 6 meses para alunos de mestrado e 1 ano para alunos de doutorado. Durante esse período, a bolsa será suspensa, sem garantia de retomada após o retorno ao curso.

10- Como solicitar prorrogação da bolsa de estudos por licença maternidade?

Após o parto, a aluna deve apresentar uma carta formal assinada pelo orientador, junto com a certidão de nascimento, para que a coordenação avalie a solicitação e realize a prorrogação da bolsa, ajustando seu período de vigência.

11- Os alunos podem solicitar recursos para participação em eventos nacionais?

Sim, alunos de mestrado e doutorado podem solicitar recursos para participação em eventos nacionais, com no mínimo um mês de antecedência. Para isso, o aluno deve acessar o Formulário de Solicitação de Recursos  e preencher as informações solicitadas. Além disso, é necessário encaminhar os seguintes documentos para o e-mail projetos.ensino@ioc.fiocruz.br:

-Aceite do trabalho do(a) aluno(a) como primeiro(a) autor(a);
-Resumo do trabalho;
-Programação do evento.

Para mais informações, consulte os Critérios para Concessão de Recursos para Discentes.

12- Os alunos podem solicitar recursos para participação em eventos internacionais?

Somente alunos de doutorado podem solicitar recursos para participação em eventos internacionais. A solicitação deve ser feita com pelo menos três meses de antecedência. Para isso, o aluno deve acessar o Formulário de Solicitação de Recursos  e preencher as informações solicitadas. Além disso, é necessário encaminhar os seguintes documentos para o e-mail projetos.ensino@ioc.fiocruz.br:

-Aceite do trabalho do(a) aluno(a) como primeiro(a) autor(a);
-Resumo do trabalho;
-Programação do evento.

Para mais informações, consulte os Critérios para Concessão de Recursos para Discentes.

13- Os alunos podem solicitar recursos para participação em cursos nacionais?

Sim, alunos de mestrado e doutorado podem solicitar recursos para participação em cursos nacionais, com no mínimo um mês de antecedência. Para isso, o aluno deve acessar o Formulário de Solicitação de Recursos  e preencher as informações solicitadas. Além disso, é necessário encaminhar os seguintes documentos para o e-mail projetos.ensino@ioc.fiocruz.br:

-Carta do orientador justificando a necessidade do curso/treinamento para o desenvolvimento da tese ou dissertação;

-Carta convite ou aceite do anfitrião/organizador;

-Programação do curso/ atividades a serem desenvolvidas;

Dependendo da disponibilidade de verba, a coordenação do curso poderá conceder a compra das passagens e/ou diárias.
14- Os alunos podem solicitar recursos para participação em cursos internacionais?

Somente alunos de doutorado podem solicitar recursos para participação em eventos internacionais. A solicitação deve ser feita com pelo menos três meses de antecedência. Para isso, o aluno deve acessar o Formulário de Solicitação de Recursos  e preencher as informações solicitadas. Além disso, é necessário encaminhar os seguintes documentos para o e-mail projetos.ensino@ioc.fiocruz.br:

-Carta do orientador justificando a necessidade do curso/treinamento para o desenvolvimento da tese ou dissertação;

-Carta convite ou aceite do anfitrião/organizador;

-Programação do curso/ atividades a serem desenvolvidas;

Dependendo da disponibilidade de verba, a coordenação do curso poderá conceder a compra das passagens e/ou diárias.

15- O aluno de doutorado pode realizar estágio de doutorado no exterior?

Sim, o aluno de doutorado pode realizar estágio no exterior. Ele poderá submeter sua candidatura através de programas oferecidos por agências de fomento, como FAPERJ, CAPES ou CNPq, ou ainda através das cotas do curso pelo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Durante o período de estágio no exterior, caso o aluno seja bolsista, sua bolsa de estudos ficará suspensa até o seu retorno ao Brasil.

16- Como o aluno de doutorado pode submeter sua candidatura ao estágio no exterior pelo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)?

O aluno interessado poderá submeter sua candidatura para avaliação da Comissão de Pós-graduação, entregando a documentação exigida na chamada vigente, que será publicada no site do Programa.

Defesa de Tese ou Dissertação

17- Como solicitar a reserva de auditório para defesa de tese ou dissertação?

O aluno deve enviar um e-mail para o núcleo de Reservas da Secretaria Acadêmica (Seac) no endereço eletrônico reservaensino@ioc.fiocruz.br, com no mínimo 60 dias de antecedência. No e-mail, deve informar o dia, horário, modalidade (presencial, com indicação de sala, ou remoto), seu nome e o curso.

18- Como deve ser realizado o agendamento da defesa de tese ou dissertação?

Após a confirmação da reserva do auditório/sala, o aluno deve enviar, com no mínimo 45 dias de antecedência, para o e-mail do programa (posgbcm@ioc.fiocruz.br) a ficha de agendamento preenchida e assinada pelo orientador, juntamente com a versão preliminar da tese ou dissertação (em formato PDF) para análise e aprovação da coordenação do curso.

19- Quais são os requisitos para indicação do presidente da banca examinadora da defesa de tese ou dissertação?

O presidente da banca deverá ter pelo menos dois anos de conclusão do doutorado para o mestrado e 4 para o doutorado, ser docente do Programa e/ou pesquisador do IOC.

20- Quais são os requisitos para ser revisor da tese ou dissertação?

Deverá ter concluído o doutorado há mais de dois anos.

21- Qual deverá ser a composição da banca examinadora da defesa de tese ou dissertação?

A banca examinadora deve ser composta por 03 (três) membros titulares e 02 (dois) suplentes, todos doutores com tempo mínimo de titulação de 2 anos (para bancas de mestrado) ou 4 anos (para bancas de doutorado). Pelo menos um dos membros titulares deverá ser pesquisador externo ao IOC. A banca será presidida por pesquisador pertencente ao quadro do IOC. Para banca de tese é esperado que os membros convidados tenham concluído orientações de doutorado e tenham orientações em andamento. Para mais informações, aluno e orientadores deverão consultar os critérios estabelecidos no regulamento do programa https://pgbcm.ioc.fiocruz.br/regulamento-do-programa.

22- Qual o tempo para apresentação do aluno na defesa de tese ou dissertação?

O aluno deverá realizar sua apresentação no período de 30 a 50 minutos, seguida da arguição pelos membros da banca examinadora, com duração de 30 minutos para cada membro, incluindo perguntas e respostas.

Seminário de Acompanhamento Discente

23- O que é o seminário de acompanhamento discente?

O seminário de acompanhamento discente é uma avaliação do progresso dos projetos de tese ou dissertação dos alunos, realizada por uma banca escolhida pela coordenação do Programa. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento do trabalho e fornecer orientações para seu aprimoramento.

24- Quais alunos devem apresentar o Seminário de Acompanhamento Discente?

Os alunos de mestrado devem apresentar o Seminário de Acompanhamento Discente entre 10 e 12 meses de desenvolvimento da dissertação, enquanto os alunos de doutorado devem apresentá-lo entre 22 e 24 meses após o início do desenvolvimento da tese.

25- Qual o tempo para apresentação do aluno no Seminário de Acompanhamento Discente?

Os seminários terão 15 minutos de apresentação para alunos de mestrado e 20 minutos para alunos de doutorado, seguidos de arguição por uma banca composta por dois docentes do Programa ou convidados e, em alguns casos, por um pós-doutorando do Programa. Cada membro da banca terá 10 minutos para a arguição.

Disciplinas

26- Quais são as disciplinas obrigatórias do curso?

As disciplinas obrigatórias do curso são: Fundamentos de Biologia Molecular e Biossegurança. Além disso, para a Área de Concentração em Biologia Celular e Molecular, as disciplinas obrigatórias são Ultraestrutura e Biologia Celular, ou Biologia Celular e Ultraestrutura de Células Eucariotas Inferiores e Superiores. Já para a Área de Concentração em Farmacologia e Imunologia, as disciplinas obrigatórias são Farmacologia Aplicada ou Imunologia Geral.
27- Qual o valor das mensalidades do curso de Pós-graduação?

O curso e as disciplinas são gratuitos.

28- Como faço para me inscrever nas disciplinas?

O aluno deve seguir as instruções divulgadas pela secretaria do programa, disponíveis no site, na aba Seleção e Disciplinas (https://pgbcm.ioc.fiocruz.br/sele%C3%A7%C3%A3o-e-disciplinas). O procedimento se aplica tanto para alunos regulares quanto para alunos externos.

29- Como proceder quando o aluno é reprovado por nota ou por falta em uma disciplina?

O aluno reprovado em uma disciplina poderá cursá-la novamente em outro período, com o objetivo de substituir o resultado da reprovação. No entanto, o aluno não poderá ser reprovado duas vezes na mesma disciplina, nem ter duas reprovações em disciplinas diferentes.

30- Como devo solicitar o trancamento ou cancelamento de disciplina?

Até uma semana antes do início da disciplina, o aluno deverá enviar uma solicitação para o núcleo de Disciplinas da Secretaria Acadêmica (Seac) pelo e-mail disciplina@ioc.fiocruz.br, informando nome completo, número de matrícula, programa de ensino e o nome da disciplina a ser trancada ou cancelada. Após o início da disciplina, o aluno precisará preencher o Formulário de Cancelamento de Disciplinas, com a anuência do orientador e do coordenador da disciplina, e entregá-lo à Seac para solicitar o trancamento.

31- As disciplinas do curso são oferecidas para alunos de outras instituições de ensino ou Unidades da Fiocruz?

Sim, as disciplinas do curso estão disponíveis para alunos de outras instituições de ensino ou Unidades da Fiocruz. O aluno interessado em cursar uma disciplina do curso de Pós-graduação deve seguir as datas do calendário e as instruções para inscrição como aluno externo. As informações completas estão disponíveis na aba Seleção e Disciplinas.

32- Cursei disciplinas como aluno externo, como faço para validar?
O aluno deverá preencher o Formulário de Solicitação de Validação de Disciplinas. O formulário assinado pelo orientador deve ser enviado para o e-mail do programa, juntamente com a declaração ou certificado de conclusão da disciplina.

33- Me inscrevi pelo portal SIGA e cursei disciplinas como aluno regular, como faço para validá-las?

Os créditos serão validados automaticamente no histórico do aluno regular após um prazo mínimo de 30 dias da conclusão da disciplina. A validação é realizada pelo núcleo de Disciplinas com base na pauta enviada pelo coordenador da disciplina.

34- Quantos créditos posso solicitar para validar por cada hora/disciplina?

De acordo com o regulamento do programa (https://pgbcm.ioc.fiocruz.br/regulamento-do-programa), a cada 20 horas de disciplina cursada, pode ser validado 1 crédito.

35-Estágio em docência é obrigatório?

Atualmente, o estágio em docência é obrigatório apenas para alunos de doutorado que recebem bolsa da CAPES. Para alunos de mestrado ou aqueles com bolsa de outras agências de fomento, a participação no estágio é eletiva.

36- O que é preciso para fazer o estágio em docência?

Para consultar as instituições disponíveis e verificar os requisitos para realização do estágio em docência, os alunos devem entrar em contato pelo e-mail estagioemdocencia@ioc.fiocruz.br. Para consultar as instituições e verificar requisitos, os alunos deverão entrar em contato com o e-mail estagioemdocencia@ioc.fiocruz.br.

37- Centro de estudos é disciplina obrigatória?

Atualmente, o Centro de Estudos não é considerado uma disciplina obrigatória. No entanto, a participação dos alunos é altamente recomendada para o seu desenvolvimento acadêmico. Além disso, a participação em, no mínimo, 15 encontros permite a validação de 1 crédito no histórico.

38- Como faço para validar a participação em centro de estudos?
O aluno deverá preencher o Formulário de Cadastro no Centro de Estudos e enviá-lo para o e-mail do programa. A validação dos créditos ocorre ao final de cada semestre.

39- Quais os procedimentos após a defesa?

O aluno terá um prazo de 90 dias úteis para enviar ao programa a versão final do trabalho, acompanhada do documento de cessão de direitos autorais, documento de identidade, CPF e diploma de graduação ou mestrado. As orientações para a versão final e a ficha catalográfica estão disponíveis em: Secretaria Acadêmica: Documentos e Formulários.

40- Quando posso retirar meu diploma e histórico?

Após a entrega da versão final e dos documentos exigidos, o processo de diplomação será iniciado. O prazo para emissão do diploma e histórico é de até 180 dias úteis. Após esse período, o aluno ou egresso deverá entrar em contato com o núcleo de diplomação da secretaria acadêmica para verificar a disponibilidade dos documentos. A retirada do diploma e histórico só será permitida mediante a entrega da versão final impressa, acompanhada do documento de cessão de direitos autorais. Não é mais necessária a entrega da versão em CD-ROM.

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*As informações publicadas podem estar sujeitas a alteração. 

** Atualizado em 24/02/2025

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