Biologia Celular e Molecular - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia celular e molecular

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

22/08/2018

Doenças bacterianas e fúngicas são destaques de simpósio


A IV edição do Simpósio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Doenças Bacterianas e Fúngicas (SIMBAF 2018) discute a pesquisa básica e seu papel translacional nas principais morbidades e agravos causados por bactérias e fungos. O evento promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, RJ). A programação, que inclui tópicos relevantes nas áreas de microbiologia médica e ambiental, destaca temas como biomarcadores, diagnóstico, virulência, interação patógeno-hospedeiro, resistência a antimicrobianos e tratamento, bem como o conceito de Saúde Única (One Health). Com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, as discussões apresentam uma visão global das potencialidades do desenvolvimento científico na área, que podem contribuir para o controle de doenças e melhorias na saúde coletiva. As inscrições podem ser realizadas online, até o dia 16/11 [clique aqui]. 

“O simpósio é uma grande oportunidade para a interação e troca de experiência entre cientistas brasileiros e estrangeiros com expertise em doenças bacterianas, micobacterianas e fúngicas. A multidisciplinaridade deste evento busca otimizar o potencial de produção de conhecimentos e inovação abrangendo agravos em saúde importantes no Brasil e altamente relevantes no estado do Rio de Janeiro, como a tuberculose, bem como contribuir para a formação de recursos humanos”, destacou a pesquisadora Maria Helena Saad, do Laboratório de Microbiologia Celular do IOC, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio. 

O evento contará com a apresentação oral de trabalhos e sessões de pôsteres. O prazo para a submissão de resumos vai até o dia 15/10. A realização do evento conta com o apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas e dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC.Confira aqui a programação. Para mais informações envie email para bacterianasefungicas@ioc.fiocruz.br.

Voltar ao topoVoltar