O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCM/IOC/Fiocruz) teve seu curso de mestrado credenciado em 1989 e, no ano seguinte, o de doutorado.
O Programa é solidário e participa na nucleação de novos programas e cursos de Pós-graduação dentro e fora do país. O papel nucleador do PPGBCM é histórico tanto no IOC quanto na Fiocruz, especialmente em unidades fora da sede, no Rio, como na Fiocruz Minas e na Fiocruz Bahia, e mais recentemente participando em consórcios institucionais para turmas especiais na Fiocruz Ceará, Fiocruz Rondônia e Fiocruz Amazonas.
Além disso, egressos do PPGBCM foram protagonistas na formação e/ou consolidação de novos programas de pós-graduação em outras instituições de ensino e pesquisa, como, por exemplo, na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal de Alagoas.
No âmbito da solidariedade internacional, o Programa participa da formação de estudantes em diversas iniciativas sul-sul com turmas especiais consorciadas fora-de-sede, a exemplo do ocorrido na Argentina, Moçambique e Paraguai, através de iniciativas conjuntas entre o Ministério das Relações Exteriores e a Fiocruz.
Adicionalmente, o PPGBCM recebe alunos estrangeiros regularmente, em especial da América Latina, e já tem experiência de dupla titulação para alunos em cotutela. Essas experiências inéditas demonstram o grau de inserção internacional que o Programa tem alcançado e continua fortalecendo na última década.
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do IOC foi criado com a missão de formar recursos humanos de alto nível científico, capazes de planejar e desenvolver pesquisas, novas metodologias e produtos na área da Biotecnologia, com ênfase em Biologia Celular e Molecular, Farmacologia e Imunologia. Para atingir esse objetivo, o Programa oferece conhecimento multidisciplinar e abrangente na sua área de trabalho, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e da integração com outros cursos da Instituição.
Até agosto de 2024, o Programa titulou 626 doutores e 830 mestres.
Atualmente, o Programa conta com 80 docentes permanentes, 16 docentes colaboradores e 184 discentes.
*Atualizado em 29/08/2024