13/11/2025
por Yuri Neri
A discente Mônica Ribeiro-Almeida, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), foi reconhecida com o prêmio de 'Pôster de Destaque’ na categoria Mestrado durante o 49th Congress of the Brazilian Society of Immunology (SBI), realizado de 13 a 17 de outubro, em Búzios (RJ).
O trabalho premiado, intitulado ‘Maturação, fenótipo e recrutamento de monócitos inflamatórios durante a malária cerebral experimental’, investiga como os monócitos inflamatórios — células importantes do sistema imunológico — atuam durante a malária cerebral.
A pesquisa analisa como essas células são produzidas, entram na circulação e chegam a órgãos afetados pela doença, contribuindo para o entendimento do agravo e fornecendo bases científicas que podem orientar pesquisas futuras em terapias mais eficazes.

O estudo foi desenvolvido durante o recém-concluído mestrado de Mônica na Pós em Biologia Celular e Molecular e segue gerando desdobramentos agora em seu doutorado.
Para a cientista, o apoio da sua orientadora, a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Malária, Flávia Ribeiro-Gomes, e o ambiente de formação oferecido pelo programa foram fundamentais na conquista.
“Ser reconhecida com o prêmio de Pôster de Destaque foi uma forma muito especial de representar, com orgulho, a minha orientadora, o meu grupo de pesquisa e a instituição que têm sido fundamentais nessa trajetória”, enfatizou.
Instituto Oswaldo Cruz - Secretaria Acadêmica - Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva - Manguinhos
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro - RJ - Tel: (21) 2562-1201